PROPAGANDA OCULTA
E ANÚNCIOS SUSPEITOS
NA BIBLIOTECA DA META

Especial Eleições 2024

“Guilherme Boulos”, seu principal concorrente no campo progressista, tem 130.

Dos anúncios que envolvem Marçal, aproximadamente 95% são divulgados sem o rótulo obrigatório de eleições, questões sociais e políticas. 

São vendas de camisetas e bonés, inúmeros cursos e infoprodutos e dezenas de pedidos de apoio explícito ao candidato, até com páginas paralelas para recebimento de doações.

Fizemos um levantamento sobre os principais candidatos à prefeitura de SP na Biblioteca de Anúncios da Meta.

São mais de 2.700 anúncios ativos com o termo “Pablo Marçal”.

A REGRA

É CLARA

Essa predominância nos anúncios não acontece necessariamente porque Marçal investe mais, mas sim porque há milhares de anúncios sobre ele pagos por terceiros, o que é expressamente proibido pela lei eleitoral.

NÃO PODE

Contratação de impulsionamento de conteúdo em redes sociais por parte daquele que não seja candidato (artigo 57-B, IV, b, Lei 9.504/97)

Como não estão categorizados como temas sociais, eleições ou política e também não têm o candidato como anunciante, a Meta não divulga valores investidos e nem o alcance desses anúncios.

05/09/2024 - Comparação

  1. Todos os anúncios - Chave de pesquisa: Pablo Marçal

05/09/2024 - Comparação

Temas Sociais, Eleições ou Política - Chave de pesquisa: Pablo Marçal

Anúncios pagos com menção ao nome dos candidatos

Comparação de anúncios com outros candidatos à prefeitura 


Você pode fazer esta pesquisa por aqui. São dados públicos e abertos.

No caso de Boulos, Tabata e Nunes:

As menções que não são feitas pelos próprios candidatos aparecem em publicações típicas de apoio de outros candidatos, seus parceiros na campanha. Por exemplo:


No caso de Marçal, são centenas de anúncios feitos a partir de páginas recém criadas, com poucos ou nenhum seguidores

A maioria dos anúncios vende cursos pra ficar rico fazendo cortes, prometendo packs de cortes prontos e também acesso a canais de Discord.:

Muitos anúncios são explícitos no apoio a Marçal

As ofertas seguem os moldes de venda de merchandise de artistas para fãs: bonés, camisetas… tudo que o admirador possa usar para mostrar apoio ao candidato. Deixaremos as imagens de anúncios com os links, mas alguns deles já podem estar fora do ar.

Criaram até lojas específicas para isso:

E o problema não se limita à Meta

Para deixar a situação ainda mais grave, o problema não se limita à Meta: anúncios a favor do Marçal aparecem aos montes em outras redes sociais e mecanismos de busca, mas as outras Big Techs não disponibilizam bibliotecas de anúncios feitos no Brasil. Assim, fica difícil verificar!

Dá uma olhada em alguns anúncios encontrados no Google, feitos via países europeus. Links nas imagens. Use um VPN conectado a algum país europeu se quiser visualizar a biblioteca.

ASSINE NOSSA NEWS

FAÇA PARTE DA VANGUARDA DA COMUNICAÇÃO PROGRESSISTA

NO BRASIL E NO MUNDO

ASSINE NOSSA NEWS ✦ FAÇA PARTE DA VANGUARDA DA COMUNICAÇÃO PROGRESSISTA ✦ NO BRASIL E NO MUNDO ✦



ASSINE A NEWS

MUITO SUSPEITO: Campanha de doação não oficial

Há outras páginas emulando o candidato, vendendo produtos:

O site emula o oficial, divulgado pelo candidato. Mas, o endereço não é o mesmo.

*A Meta não informa quanto foi gasto neste anúncio

A página quase não possui seguidores, nem curtidas:

MUITO SUSPEITO 2: Campanha de doação para uma criança

Uso de imagem de Pablo Marçal para obter doações em uma suposta campanha de ajuda a um menino com tumor grave.

No post, há um vídeo em que a fala de Pablo Marçal parece ter sido manipulada por IA. Ao clicar em “Saiba Mais”, somos redirecionados para um site que simula a aparência do G1. No final, opções de doação em dinheiro:

No total, há 29 anúncios como esse ativos hoje na Meta:

A autora:

Método Cortes

“Eu ainda não consigo acreditar que você tem um celular e não consegue fazer no mínimo 5 mil reais por mês na internet. Tudo isso dá para ser feito com serviços digitais [...]não tem nada a ver com o que você já ouviu falar na internet, não tem nada a ver com cassino, não tem nada a ver com tigrinho, nada a ver com isso tudo".

Diversos perfis se inspiram em Pablo Marçal e usam seu nome para divulgar supostas oportunidades para ganhar dinheiro fácil na internet. É o caso do influenciador Thiago Hora, que reúne mais de 1M de seguidores no Instagram e 1.65M de inscritos em seu canal do Youtube, "Hora de Negócios". No Facebook, sua página é bem mais modesta: apenas 277 seguidores. Mas, ela parece ser a porta de entrada para o conteúdo dele, a plataforma que ele usa para capturar novos discípulos.

A estratégia é a seguinte: oferta de mentorias gratuitas para apresentar um mercado que promete dinheiro fácil e rápido. O público-alvo? Pessoas que estão inconformadas com suas próprias vidas e querem mudar de realidade. No vídeo, ele diz que a mentoria será gratuita. Mas, no site, ele cobra 97 reais pelo conteúdo, valor que pode ser solicitado de volta caso a pessoa não consiga fazer uma nova renda digital no mês. Ele ainda promete fazer um pix de 100 reais nesse caso. O influenciador asssegura também 7 dias de garantia incondicional, em caso de desistência.

Mas, afinal, o que é o “Método Marçal?”

Progresso, prosperidade… essa é a gramática da promessa dos discípulos de Marçal. 400 mil, 500 mil reais todo mês.

Adolfo: influenciador divulga evento presencial em SP que promete ensinar os “segredos milionários do Youtube

* Além dos cortes: vender livros escritos por ele é outra tática:

* Outros coachs surfam na imagem dele:

A promoção da imagem de Marçal segue aparentemente desimpedida mesmo durante as eleições.

* Perfis políticos que dão apoio a ele:

Uma parcela menor de anúncios pertence a políticos que buscam colar sua imagem ao candidato, oferecendo apoio a ele.

*Curiosidade

Empresas de outros nichos também turbinam a imagem do autointitulado ex-coach, de transplante capilar até seguradoras de carros.

Confira outros relatórios

CRIANÇAS NA MIRA DOS ANUNCIO PAGOS

JUN/24

Metodologia

A metodologia que usamos pra fazer o QPB se baseia em uma análise exploratória da Biblioteca de Anúncios da Meta, a partir dos dados brutos da plataforma. Os relatórios - que são baixados em csv por meio do site https://www.facebook.com/ads/library/ - trazem apenas quatro colunas nativas: Page ID; Page name; Disclaimer; Amount spent (BRL) e Number of ads in Library.

Esse mês tivemos mudanças metodológicas em relação ao nossos relatórios mensais. Passamos a incorporar na análise anúncios pagos que não são rotulados como questões sociais, políticas ou eleições.